GN’R: Amigo de Axl e Slash confirma que dupla voltou a se falar

“O que é claro é que um de nós morrerá antes de uma reunião, e por mais que alguém ache que isso seja triste, feio ou infeliz, é desse jeito que é.” – W. Axl Rose, para a edição estadunidense da revista Billboard, 2009.

Canterdeli

O empresário MARC CANTER é nome bastante conhecido entre os fãs do GUNS N’ ROSES original.

Amigo de longa data da banda desde quando eles sequer possuíam uma demo tape no começo dos anos 80, Canter [que, junto com sua família, é proprietário de um restaurante em Hollywood] e por diversas vezes alimentou a banda nos tempos das vacas magras, além de ter sido um dos poucos – e talvez o único – fotógrafo a documentar fotograficamente a ascensão da banda até o contrato com a Geffen em 1987. Boa parte dessas fotos estão no livro ‘Reckless Road: Guns N’ Roses and the Making of Appetite for Destruction’, lançado também no Brasil.

gunsnrosesenhancedrecklessbook

Canter nunca se furtou de transmitir suas opiniões pessoais sobre o status da banda ao longo dos anos, em especial após o rompimento definitivo entre os membros originais na metade dos anos 90 e a disseminação da internet como meio de comunicação entre os fãs.

Sendo um dos poucos elos restantes entre ‘o lado de Axl’ e o ‘lado de Slash’, o restauranteur e fotógrafo, ele tem conseguido lidar – nem sempre – diplomaticamente com Rose e amigavelmente com o restante daquela formação clássica, e portanto, tem uma perspectiva bastante concreta dos fatos que cercam a marca GN’R como um todo.

Após o rebuliço causado semana passada quando um jovem jornalista sueco conseguiu arrancar de Slash que ele e Axl haviam feito as pazes, foi questão de horas até que Canter fosse perguntado, em diversos fóruns da web, sobre seu conhecimento –ou falta dele – a respeito do tema. Ele, muito cordialmente, respondeu a todos, e o que segue abaixo é a tradução livre de alguns posts realizados nas últimas 48 horas.

GUNS N' ROSES: 'Reckless Road' Biography To Be Turned Into Movie

Começou com um fã perguntando:

Alguma informação ou consideração a respeito deste vídeo bastante interessante? Eu não perguntaria se não soubesse que o site é 100% legítimo. É do jornal mais lido da Suécia.

[…]

O fato de Del [James] desejar feliz aniversário a Slash foi a indicação de que algo tinha mudado para melhor entre os dois.

[…]

O fato de Slash ter assinado sua autorização para o DVD que o New Guns lançou ano passado e o fato de que Axl autorizou a inclusão de material no DVD que a banda de Slash acaba de lançar foi um sinal de que as coisas estão se movendo na direção certa. O fato de Duff ter retomado a amizade com Axl foi um grande passo. Por anos eu tenho dito coisas em entrevistas e aqui na web sobre haver muita falha no processo de comunicação entre Axl e Slash, e apesar de Axl ter ouvido algumas das coisas que eu disse a esse respeito, isso não quer dizer muito até que alguém como Duff ter dito algo, que foi o que provavelmente ajudou a esclarecer algumas coisas

O post de feliz aniversário de Del para Slash foi quando eu soube que as coisas estavam até melhores do que eu pensava, significava que as coisas devem ter se movido novamente no rumo certo, para onde elas tinham que ser discutidas. Então não foi nenhuma surpresa, mas uma brisa de ar fresco saber que eles estavam se comunicando de novo. Vocês não fazem ideia do peso que isso tirou das costas de Axl. Ele estava ruminando essa merda toda fazia tempo demais. Se eles têm conversado, isso significaria que muita da treta que havia entre eles pode ter ido embora. Então as notícias de hoje foram boas, mas eu já esperava por notícias depois de ver o post de Del.

[…]

Se eles são amigos de novo, isso significaria que Axl não acha mais que Slash seja o demônio, mas o fato de que eu estava promovendo a banda na qual Slash estava em certo momento em que Axl tinha outra opinião a respeito de Slash poderia ainda significar que ele acha que eu o traí.  Isso provavelmente vai levar mais tempo para cicatrizar. É apenas questão de Axl um dia se dar conta de que eu só estava fazendo o que eu achava que era correto fazer. O livro foi concebido por uma boa razão, e depois de 12 anos, surgiu a oportunidade de lança-lo. Para mim, a história da banda não precisava ser apagada, mas precisava sim, ser celebrada. Lá no fundo, Axl sabe que eu o amo e só lhe desejo o melhor. Eu acho que precisamos trombar um com o outro para começar o processo de conversar de novo.

[…]

Eu não quero incomodar Slash perguntando a ele sobre isso, tenho certeza que ele está sendo bombardeado com essas perguntas. O fato de Del tê-lo desejado um feliz aniversário é mais do que sufi ciente para que eu saiba que eles estão conversando de novo.

[…]

Se Axl quiser conversar com Slash, então Beta não vai fazer nada para impedir isso. Entretanto, eu acho que se, por algum motivo, Axl não gosta de alguém, Beta também não gosta. Beta já me disse muitas vezes que eu falo merda a respeito de Axl. De onde é que isso sai? Eu defendo Axl o tempo todo. Eu já deixei bem claro o meu ponto de vista sobre Axl.

Por muitas vezes, eu vi Beta reagir de modo exagerado a algo que ela acha que aborrecerá Axl. Ao invés de tentar ajudar Axl a superar as questões que ele tinha com Slash, ela já foi logo entrando nessa onda de ódio. Eu acho que Del conhece a Axl muito melhor do que qualquer outra pessoa do círculo dele. Ele era amigo de Axl antes de trabalhar para a banda e tem um grande entendimento de como Axl funciona. Apesar de eu não achar que ele pudesse ter feito nada para ajudar Axl a superar o período sombrio que ele teve com Slash. Essa tormenta tinha que se dissipar sozinha.

Eu tentei ajudar explicando o que eu achava que eram os respectivos lados de cada um e que eu não pensava que era culpa de um ou do outro. O problema é que Axl não gostava que eu ficasse no meio defendendo os dois. Se eu dissesse algo bom sobre Slash, eu acho que ele via isso como um insulto, porque isso contradizia as coisas que ele achava que Slash havia feito de errado.

[…]

Deixe um comentário