Mötley Crüe: ‘Kickstart My Heart’ é plágio descarado de Sweet?

motley_crue_dr-_feelgood

O álbum ‘Dr. Feelgood’, do MÖTLEY CRÜE, lançado em 1989, permanece sendo o de maior venda na curta fonografia da banda – e também o título que mais contribuiu com faixas para escolhas de set list do grupo desde aquele ano, chegando a ser executado na íntegra em 2009 durante um trecho comemorativo a seus 20 anos.

Duas faixas de ‘Dr. Feelgood’, a título e ‘Kickstart My Heart’ [essa o grande sucesso daquele CD] têm sido apontadas, desde então como ‘demasiadamente influenciadas’ por sucessos dos anos 70, e isso veio à tona semana passada, quando estive em conferência com Bruce William e João Paulo Andrade na suntuosa residência deste nos Lençóis Maranhenses. Ao ouvir mais uma vez o disco no player Meridian modelo 808 V6 recém-comprado pelo JP, quatro conclusões são bem fundamentadas:

1] ‘Dr. Feelgood’ tem o mesmo riff de introdução de ‘The Night Of The Long Knives’, do álbum ‘For Those About To Rock’ [1981] do AC/DC.

2] Conforme o baixista e mentor musical do grupo, NIKKI SIXX, já admitira, a levada da bateria de ‘Kickstart My Heart’ é pesadamente inspirada em ‘Ballroom Blitz’, do álbum ‘Desolation Boulevard’, [1974] do grupo inglês SWEET.

3] A introdução ‘Belina 77 rasgando a avenida’ de ‘Kickstart My Heart’ bebe em ‘Bad Motor Scooter’, do álbum ‘Montrose’ [1973] do MONTROSE.

4] ‘Kickstart My Heart’ é um plágio descarado de ‘Hellraiser’, do SWEET, do álbum ‘The Sweet’, de 1973. Assista à performance abaixo para tirar qualquer dúvida.

O Sweet é uma influência bastante forte no som do Mötley Crüe, e um cover deles chegou a ser gravado pelo vocalista VINCE NEIL em seu primeiro álbum solo, ‘Exposed’ [1993]: ‘Set Me Free’, originalmente no disco ‘Sweet Fanny Adams’, de 1974. Outro grande nome do hard rock oitentista – mas do lado europeu do Atlântico – o DEF LEPPARD, também é réu confesso da força do grupo londrino sobre seu material, e gravou uma versão de ‘Hellraiser’ para o CD de covers ‘Yeah! ’ de 2006.

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: