Led Zeppelin: fita de rolo de ‘Houses of the Holy’ à venda no Ebay

grayScale-51553a0fa5464

Títulos lançados em fita de rolo tem sido o cálice sagrado dos colecionadores faz tempo – especialmente porque mesmo no auge, elas nunca venderam muito bem. O formato foi introduzido em 1949, e tinha bem por dizer morrido no começo dos anos 70. Havia, no entanto, alguns poucos títulos ainda sendo fabricados na época, incluindo o álbum ‘Houses Of The Holy’, do Led  Zeppelin– uma cópia dele tendo sido vendida no EBAY essa semana por US$ 239.50, com 46 lances.

Apesar de o vinil ter tido uma reaceitação nos últimos anos, não se apostaria na mesma coisa acontecendo com as fitas de rolo. O formato nunca ganhou espaço do modo que as fitas portáteis fizeram. Os cassetes – e as outrora populares 8-tracks – tornaram-se os formatos não-vinil da época, com a fita de rolo sendo associada a títulos de música clássica. Ao longo dos anos 60, contudo, muitos títulos de rock e pop foram lançados em fita de rolo.

Uma pesquisa rápida no Ebay oferece mais de 3 mil ofertas em fitas de rolo, com tudo desde ‘Fireball’ do Deep Purple, até ‘De Capo’, do Love. Há até uma fita quadrofônica dos Doobie Brothers entre elas! Na maioria dos casos, é o artefato e o formato que compõem o valor, ao invés da qualidade de áudio – apesar de haver uma pequena tribo de audiófilos por aí que juram que as fitas de rolo originais são o máximo da qualidade de som.

Deixe um comentário