Mötley Crüe: Mick Mars lista seus 10 bluesmen favoritos

Em entrevista ao site MUSIC RADAR publicada nessa semana, o guitarrista – e único membro sem ego transbordando – do MÖTLEY CRÜE, MICK MARS, falou de suas raízes no blues e listou seus 10 guitarristas preferidos no estilo. Confira abaixo:

1: Jimi Hendrix
 “Ele mudou o modo de abordagem do blues. Ele elevou o nível dela. Enquanto um purista do blues pode ter ouvido Jimi e pensado, ‘Ah, não sei não… ’, eu saquei de cara o que ele estava fazendo e disse, ‘Wow, isso é muito legal! ’. Tudo aquilo que ele fez.”

“Quando você ouve a uma das músicas dele – e todo o rock é baseado no blues – mas o que Jimi fez era tão além de tudo. É blues em um patamar diferente. Ele estava muito, muito adiante de seu tempo.”

2: Mike Bloomfield
 “Mike Bloomfield foi meu primeiro ídolo da guitarra. Ele me ensinou como ser melódico, como tocar com sentimento e como encaixar notas entremeio à letra. Os licks dele eram incríveis. Ouvindo a ele, eu descobri como fazer pequenos trechos de solos em torno do que o vocalista canta, inserindo a guitarra pra dentro e pra fora.”
3: Johnny Winter
 “Johnny Winter me ensinou a velocidade. Não necessariamente da maneira que um tocador de escalas o faria – é uma maneira totalmente diferente de se tocar rápido.”

“O lance é: Mike Bloomfield é o blues de Chicago, e Johnny Winter do Texas, e há uma grande diferença. O blues de Memphis também é diferente.”

4:Muddy Waters
 “Muddy Waters é do blues do Delta [do Mississipi], e ele com certeza me ensinou algo com isso. Ouvindo Muddy Waters e Johnny Winter, eu aprendi muito sobre tocar com slide e sobre frases.”

“Sentimento, alma, profundidade… está tudo ali. É diferente de alguém te mostrar uma escala e dizer, ‘Aqui, coloca isso numa música.’ São emoções.”

5:Gary Moore
 “Ele é mais daquele blues mais lento, então aprendi muitos bends legais ouvindo a ele. Algumas das melodias que ele criou eram um pouco diferentes – eu não diria ‘estranhas’, mas ele com certeza alcançava notas que outras pessoas normais geralmente não conseguiam.”

“Ele foi do Thin Lizzy, então ele definitivamente sabia tocar rock, mas tal como eu, o coração dele estava no blues.”


6:Robert Johnson
 “Robert Johnson foi o pioneiro de tudo na minha opinião. Se existe reencarnação, eu diria que Robert Johnson e Jimi Hendrix foram a mesma pessoa.”

“Ele fez um pacto com o diabo e colocou o blues dos anos 30 num nível totalmente novo. É interessante ouvir a muito dos caras das antigas. Son House – pra mim, ele era meio mão dura. Muitos dos caras das antigas eram muito percussivos – eles ficavam batendo na guitarra apenas pra ter algo de fundo. Mas Robert Johnson tornou o som da guitarra algo mais melódico.”

7: Buddy Guy
 “Buddy Guy é um louco total pra mim! O cara é um grande músico, mas ele é doido. Houve um tempo quando eu costumava ir a um pico, e eu lembro que ele tinha um cabo de uns 30 metros. Ele saia do lugar e ia tocar na rua. Era louco! Ele fazia todas essas coisas esquisitas, que me impressionavam.”

Eu tinha cerca de 17 anos quando o vi pela primeira vez. Ele foi muito inspirador no que tange a ser um showman.”
8: Eric Clapton
 “Ele está sempre bem, ele sempre acerta. Pra mim, ele toca a melodia perfeita seja lá pra qual canção. Muitas pessoas apenas tocam qualquer coisa, alguma coisa, mas pra mim, Eric sempre toca com a canção, e exatamente o que a música precisa. É por isso que você pode cantarolar qualquer coisa que ele faça – ele sempre bola coisas que grudam”

“O tom dele está sempre mudando, o que é meio legal, mas eu realmente gostava do som dele durante os dias do Cream.”

9:Alvin Lee
 “Alvin Lee tocava com muita velocidade, mas também havia um elemento de Jazz naquilo. Você pode ouvir bem isso no disco ‘Undead’ do Tem Years After – ele tocou muita coisa de jazz naquele álbum.”

“Eu aprendi muitos licks legais ouvindo a ele. Eu não sei como você chamaria aquilo – jazz, creio eu.”

10: Jonny Lang
 “Pra mim, Jonny Lang reintroduziu o blues para muita gente. Eu acho que quando ele surgiu, ele teve muita exposição na TV e as pessoas se interessaram – ou se re-interessaram – pelo blues, que é a raiz da música moderna”

“Assim como eu, Jonny provavelmente pegou vários estilos, mas quando ele toca, eu ouço Jonny Lang. Quando eu toco, você pode distinguir que sou eu tocando. Quando Slash toca, você sabe que é ele. A mesma coisa com Clapton. É isso que é importante: você deveria se basear em lugares diferentes, mas desenvolver seu próprio estilo.”

Deixe um comentário