Sua Banda Fracassou? Vocês devem ser ruins, burros ou preguiçosos

Vamos começar com o óbvio: NINGUÉM DÁ A MÍNIMA PRA PORRA DA SUA BANDA. Você provavelmente culpa o Facebook, “a indústria” ou o público que “não entende sua proposta” por isso, mas a verdade é que a sua bosta de banda fracassa pelas mesmas razões que outras bandas de bosta fracassam.

Quando você analisa a coisa, só há 3 razões pelas quais bandas naufragam: elas são RUINS, BURRAS e/ou PREGUIÇOSAS. Para que sua banda dê em algo, nada disso pode ser verdade. Por exemplo, não é nenhum mistério o porquê de o PERIPHERY ser tão bem-sucedido: a música deles é ótima, eles trabalham muito duro, e tomam decisões inteligentes nos negócios com frequência. O contrário disso é, bem, a sua banda: músicas vagabundas, a ética de trabalho de um grego com narcolepsia, e zero de noção sobre como conduzir um negócio ou a si próprio como um profissional porque você e todos os outros membros são bebês adultos.

Vamos discriminar cada um desses fatores um pouco para ajudar você a entender por que sua banda é um fracasso:

 

VOCÊS SÃO RUINS

Há na verdade duas dimensões de ruim: conceito e execução. É importante entender a diferença entre as duas.

Má execução é a mais fácil de compreender. Isso significa apenas que a banda é uma merda no que se propõe a fazer. Por exemplo, todas as merdas de banda da sua cidade ou região que sempre se enquadram na sua categorização de “versão vagabunda de [certa banda boa]”; Veja que o efeito Dunning-Kruger se aplica aqui: bandas vagabundas não sabem que elas são vagabundas. Na verdade, quanto mais tosca é uma banda, mais provável é que ela se ache grande coisa.

Mau conceito é menos óbvio, mas mais insidioso porque é mais difícil de detectar. Nessa versão de ruim, a banda é boa no que faz, mas o que eles querem fazer é ruim. Por exemplo, ser a “melhor” banda de techdeath do mundo ainda é horrível porque techdeath é ruim por natureza.

Exemplo: DIVINE HERESY. Eles são um grande exemplo de banda ruim no conceito. Eles são muito competentes, músicos altamente gabaritados, mas a banda ainda assim é horrível. Você não tem como apontar para qualquer coisa de errado na música deles, e ainda assim ela é sofrível. Você pode ver o problema aqui: não importa o quão duro eles trabalhem, essa banda nunca vai ser um grande nome porque eles são o equivalente heavy metal de água de torneira em temperatura ambiente.

 

VOCÊS SÃO BURROS

Enquanto há muitas bandas ruins por aí, há ainda mais bandas burras. É rotineiro ver bandas cometerem suicídio de carreira ao agir de forma estúpida, como postando chiliques antagonistas sobre sua gravadora, empresário, etc, no Facebook, começar uma gangue tipo Sons of Anarchy dos pobres e acabar presa, e por aí vai. Outra maneira comum pela qual idiotas em bandas dão tiros em seus próprios pés é “seguindo sua visão artística” e dando um giro de 180 graus em seu estilo, afastando todos seus fãs com isso. As bandas dos anos 80 como o CELTIC FROST e o DISCHARGE foram pioneiras dessa técnica, mas muitas bandas de hoje estão seguindo seus passos.

Exemplo: JOB FOR A COWBOY. Esses caras são garotos-propaganda dos erros bobos que muitas bandas cometem, que é tentar serem aceitas como “metal de verdade” [vide também WINDS OF PLAGUE, THE DEVIL WEARS PRADA, etc]. Isso é basicamente uma garantia de fracasso, porque os fãs de metal têm mentalidade tacanha, são obcecados com imagem e nunca aceitarão sua banda. Você irá afastar todos seus fãs antigos sem ganhar novos para compensar por eles, e assim começará a lenta espiral descendente na qual o JFAC caiu.

 

 

VOCÊS SÃO PREGUIÇOSOS

 Você já viu uma banda cuja música lhe impressiona e você pensa, ‘puta que o pariu, por que é que esses caras não são mais conhecidos?! Como é que eu nunca havia ouvido falar deles até agora?!’ Ou se você pensa, ‘Hey, o que é que aconteceu com aquela banda que estourou uns três anos e meio atrás e depois sumiu? ’ Ou ‘Wow [nome de uma banda das antigas que era boa] são uma bosta agora, eles eram do caralho, mas os últimos 8 discos deles são lixo feito nas coxas, o que aconteceu?!’
A resposta é que provavelmente essas bandas são PREGUIÇOSAS: não saem em turnê o suficiente, não compõem o suficiente e não se esforçam o suficiente em estúdio. Isso não deveria ser nenhuma surpresa, porque é claro que se alguém trabalhasse duro, investiria esse esforço em algo como finanças, onde se pode de fato fazer algum dinheiro. Mas os músicos preferem fumar maconha, brincar com a guitarra e assistir a desenhos animados ao invés de fazer algo chato como ir pra escola.

Exemplo: FACELESS. Esses caras estouraram com força uns cinco anos atrás, apelando não apenas aos hipsters virgens de barba com guitarras caras, mas também para o segmento de mercado muito mais lucrativo dos moleques da cena deathcore. Mas eles jogaram tudo na latrina com infindáveis mudanças de formação, levando uma eternidade para fazer um novo álbum e saindo em turnê uma vez por ano, quando muito.

Texto original por Sargeant D – https://twitter.com/stuffuwillhate

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: