Metallica: Há 27 anos, banda dava uma facada no peito dos trOOs

One4

No dia 21 de Janeiro de 1989, para desespero dos ‘troo da camiseta preta fubenta’, o METALLICA finalmente se rendia à era do audiovisual e lançava seu primeiro videoclipe, para a música “One”.

“One” fora composta em Novembro de 1987 pelos principais compositores da banda, JAMES HETFIELD e LARS ULRICH. A faixa foi lançada no formato single – o terceiro e último do álbum “… And Justice For All” – em 10 de Janeiro de 1989.

Após concordarem em divulgar a música com um clipe [a ideia já tinha passado pela cabeça da banda à ocasião do lançamento do single de “For Whom The Bell Tolls”, mas arquivada], o grupo escolheu os diretores BILL POPE e MICHAEL SALOMON para comandar a empreitada. O vídeo, gravado em Long Beach, Califórnia, é quase todo em preto e branco, e mostra a banda executando a canção em um barracão. Há ainda inserções de diálogos e várias cenas da adaptação cinematográfica para o livro ‘Johnny Vai à Guerra‘, e o ator TIMOTHY BOTTOMS pode ser visto interpretando a Joe Bonham, personagem central da trama.

Três versões do vídeo de “One” foram editadas: a primeira [a mais longa, com a versão do álbum], contém cenas tanto da banda como do filme. O segundo vídeo era apenas uma versão encurtada do primeiro, e o terceiro, conhecido geralmente como ‘a versão da jam’ não tinha cenas do filme [acabando na última ‘bridge’ da faixa].

Tal como em muitos outros vídeos do Metallica, “One” dá bastante ênfase à performance da banda como músicos, com várias tomadas das mãos de Hetfield, JASON NEWSTED e KIRK HAMMETT em trabalho. O vídeo remete ao tempo em que o Metallica ainda costumava tocar quase que em um círculo em volta do praticável da bateria de Lars Ulrich, todos com roupas simples e casuais.

One1

One2

Na edição final, pode ser observado que tanto Hetfield como Hammett tocam guitarras ESP, e que Jason porta um baixo Wal de cinco cordas. Fica também claro que Newsted está tocando com os dedos no começo da música, mas depois opta por uma palheta.

One3

Duas das três versões de “One” aparecem no home vídeo “2 Of One”, lançado em VHS e Laser Disc [este último somente no Japão] em julho de 1990; ambos seriam novamente comercializados numa compilação em DVD de todos os clipes da banda, ‘The Videos: 1989 – 2004’, que saiu em 2006.

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: