Indústria Musical: O que o número de seguidores no Facebook representa?

facebooklikes_main

texto original de ARI HERSTAND

Tamanho é documento. Cifras são importantes. Na semana passada, eu disse a um amigo empresário sobre uma banda nova que ele deveria conferir. A primeira coisa que ele fez foi pegar o fone e ir até a página deles no Facebook. Os ‘Curtir’ no Facebook são um indicador rápido de sua grandeza. Não é cabal e com certeza não se reproduz diretamente em downloads, streams ou venda de ingressos, mas é a primeira coisa que qualquer profissional do meio vai ver.

Claro que ‘Curtir’-es podem ser comprados [e até anunciados]. Todo mundo sabe disso. Mas ter uma página com 50 mil deles e ninguém comentando na sua timeline te deixa parecendo burro.

Infelizmente, o alcance dos músicos através de seus próprios sites tem despencado [a menos, claro que você esteja disposto a pagar por tráfego]. Então, vale a pena investir dinheiro para obter curtidas? É o modo rápido de fazer com que as pessoas saibam um pouco mais sobre você e passarem um pouco mais de tempo se inteirando sobre seu projeto, mas se você não tem um séquito de seguidores de verdade para sustentar tudo isso [ou um clipe, ou talento pra tocar ao vivo] então não, não vale a pena. Se organize, faça seus corres, construa um segmento de admiradores, e daí se você precisar pular uma fase da elaboração do reconhecimento, daí talvez você devesse realizar algumas promoções para atrair alguns novos – e autênticos – fãs.

O que o número de curtidas diz sobre as bandas? Leia abaixo…

Menos que 1000

Não vale a pena nem prestar atenção. Nem eles se importam o suficiente sequer pra fazer com que os amigos deles cliquem em ‘Curtir’ ali [talvez nem pra irem aos shows]. A única meta dessas bandas é ‘serem descobertas’. Por quem? Elas não sabem. Elas acham que ‘a música’ é o suficiente. Infelizmente, elas estão paradas no século passado. A menos que venha alguém dar um sacode neles e fazer com que elas prestem atenção aos negócios, elas não irão a lugar algum tão cedo.

 

2000 – 5000

É uma banda local que leva a sério o suficiente para concentrar um pouco de esforço em sua carreira. Eles já tocaram pela cidade e provavelmente tem uns dois EPs ou álbuns. O suficiente para alguém ir até o Twitter ou ao YouTube para saber de mais números e conhecer melhor o conteúdo.

5000 – 10000

Eles já saírem em turnê. Ou são muito bem-sucedidos regionalmente ou fizeram algumas turnês pelo país. Eles têm vários discos lançados, provavelmente um clipe ou dois e estão andando pra frente.  Você não perde por ouvir.

10,000-20,000

Impressionante.  Eu preciso olhar melhor e saber a história deles. Eles são uma banda que sai em turnê ou já tiveram algum sucesso licenciado para outro artista ou no Youtube. Eu vou assistir um ou dois vídeos no Tube e com certeza vou ouvir o som deles.

20,000-50,000

Esses números são competitivos. Ou eles têm ralado na estrada por anos a fio, ou estão começando a se dar bem na rede. Mais provavelmente no Tube. Eles provavelmente já abriram para alguns nomes maiores em algumas turnês e com certeza já lançaram alguns vídeos de alta qualidade. Eles já lançaram álbuns e lotam shows regionais. Eles são a banda favorita de seus fãs quando se trata do “Eu tenho que te mostrar essa banda”. Boca a boca no último. Eles estão crescendo e estão obtendo pequenas vitórias aqui e ali, como aparições na TV, abrindo turnês ou um vídeo viral no Youtube.

Quem os representa? Ninguém? Porra, esses caras vão vingar. Eu preciso saber tudo que for possível sobre eles. Eu vou passar um tempo verificando o perfil deles, depois ao site oficial, e Twitter, YouTube, Spotify, SoundCloud, tudo.

50,000-100,000

Essa banda por ser a atração principal de turnês pelo país e levar algumas centenas de pessoas a qualquer cidade que visitar. Eles já estão na música faz um tempo e já tiveram considerável sucesso no YouTube. Talvez até um sucesso alguns anos atrás nas rádios country ou nas rádios universitárias. Eles saem em turnê com frequência abrindo e fechando os shows. Eles já lançaram  vários álbuns, EPs, discos ao vivo e compactos. E os vídeos dele tem produção cara.

Eles provavelmente são representados por um selo independente ou por uma boa agência. Com certeza possuem um agente para correr atrás dos shows. Se não o tem, isso quer dizer que eles já aprenderam a como fazer a coisa funcionar e não vão se desvencilhar de sua carreira mais do que eles tiverem que. As pessoas estão curiosas e batendo à sua porta, mas eles vão segurar mais um pouco.

100,000-500,000

Essa já teve um sucesso dos grandes. Tenha sido no rádio ou no YouTube, os números são fortes. Eles têm milhões de visualizações no Tube. Eles estão em turnês internacionais. Eles lotam casa onde quer que vão. Eles estão à beira do sucesso no mainstream. Os fãs deles são fanáticos. Eles vendem pacotes exclusivos VIP nos shows e são bastante criativos nos esforços para levantar dinheiro.

Eles provavelmente são estruturados por uma grande gravadora. Ou um selo independente bem estabelecido. Se ainda estão na base do ‘faça você mesmo’, então, pelo amor de deus, CONTINUEM A SSIM. Vocês venceram o sistema e a indústria não sabe o que fazer com vocês.

500,000-1,000,000

Vários sucessos. Fãs ardorosos. A vida é boa. Turnês internacionais e eles já aprenderam como é que a coisa funciona. O empresário deles manda muito bem e tem ‘a equipe’ sob controle de rédeas curtas. Produção musical, vídeos e shows ao vivo com consistência. Eles ainda não explodiram no mainstream, mas são conhecidos e respeitados na indústria musical.

1,000,000 – 5,000,000

Os superastros da indústria. Apoio das gravadoras. Eles já tiveram seu auge ou estão a caminho rapidamente. Eles estão à margem do populacho ou foram muito famosos na década passada. Eles são muito ricos, e se ainda fazem turnês, tocam em locais abertos ou casas grandes.

5,000,000+

Beyonce et al. Mainstream. Sua mãe conhece esses.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: