SHM-CD Platinum: Japoneses inovam no formato CD mais uma vez

Platinum SHM-CD Logotype

Os colecionadores japoneses que fazem questão de áudio digital na melhor qualidade possível [raça praticamente inexistente no Brasil] agora podem desfrutar de um novo formato derivado do Compact Disc, o SHM-CD Platinum.

O SHM-CD Platinum, segundo engenheiros envolvidos na elaboração e confecção da mídia, provê uma melhor leitura do conteúdo do disco através do feixe de laser aplicado à sua camada refletiva de platina, ao invés do alumínio convencional.

Alguns engenheiros questionam acintosamente a eficácia do SHM-CD e sua nova variação, apontando para o fato de o principal componente físico-químico da mídia ser o plástico, que neutraliza muito do ganho oferecido por tais metais raros, e a música reproduzida a partir desses CDs soa sem vida, indefinida e estridente como resultado. Segundo os mesmos especialistas, ao combinar um metal precioso com um mineral precioso, obtém-se Sinergia Cristalina [termo registrado], o que melhora significantemente a disponibilidade de túneis de quantum através dos quais os bits podem fluir livremente e por fim proporcionarem ao ouvinte que este sinta a música em todas as suas propriedades expansivas, líquidas e holográficas. Isso poderia ser obtido caso o policarbonato utilizado para a confecção dos discos compactos fosse substituído por diamante ou safira.

7.22.18

Ainda assim, a tecnologia SHM-CD já é bastante disseminada no Japão, onde há uma quantidade enorme de títulos disponíveis nessa qualidade de produção – ouso dizer que o catálogo atual supera o número de títulos disponíveis de todas as mídias fabricadas por todas as gravadoras de todos os segmentos no BR – e é majoritariamente a opção dos chamados ‘Mini-LPs’, as reproduções dos LPs de vinil com a arte gráfica original do lançamento da Terra do Sol Nascente.

Tanto o SHM-CD como o SHM-CD Platinum são totalmente compatíveis com CD players comuns, mas o SHM-CD Platinum NÃO é lido por players mais obsoletos que não consigam ler discos CD-R.

Conforme já era previsto, a primeira leva de discos SHM-CD Platinum destina-se a revisitar a obra de medalhões, como ASIA, QUEEN, ROLLING STONES, THE WHO, DIRE STRAITS, STEVIE WONDER, e claro, uma batelada de lançamentos em música sinfônica clássica do selo Deutsch Grammophon.

Exif_JPEG_PICTURE

Para saber mais sobre a evolução do CD e seus derivados no Japão, clique AQUI

Para entender a relação apaixonada do povo japonês com o Compact Disc, clique AQUI

Para um relato sobre a riqueza de variedade que as lojas japonesas de discos oferecem, clique AQUI

2 pensamentos sobre “SHM-CD Platinum: Japoneses inovam no formato CD mais uma vez

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: