The Beatles: exatos 50 anos atrás, a história da música era remodelada

Texto original de MATT SPRINGER

631013_london_palladium_ticket_01

Quando os Beatles subiram ao palco 50 anos atrás [13 de Outubro de 1963, a despeito da data no vídeo mais abaixo] para se apresentarem no programa de variedades “Sunday Night at the London Palladium”, eles eram quatro caras com as ferramentas essenciais de seus primeiros clássicos – um baixo, duas guitarras e uma bateria.

 

A psicodelia, as grandes produções em estúdio, o brilhantismo e a adoração, a desconfiança e a desintegração- tudo isso estava a anos de distância. Nesse momento, citado amplamente como o nascimento da Beatlemania, era só John, Paul, George e Ringo, incendiando seu país natal.

O primeiro single de sucesso dos Beatles no Reino Unido, ‘Please Please Me’ chegou ao #1 das paradas no começo de 1963; um LP do mesmo nome foi lançado em março. ’From Me To You’ e ‘She Loves You’ vieram depois.Quando o grupo apareceu na transmissão do Palladium, eles já haviam completado três turnês pelo reino Unido naquele ano, e uma quarta começaria no dia 1 de Novembro.

Em outras palavras, aquele era um país pronto para explodir em febre em torno daqueles quatro sujeitos. Foi a insanidade em torno dessa única aparição na TV que levou o grupo ao foco da atenção da mídia nacional e inspirou os jornais a inventarem o termo ‘Beatlemania’ para descrever esse fenômeno. Foi algo singular na época, hordas de adolescentes lotando as ruas e berrando na televisão de domingo à noite por causa de um grupo de música popular. Desde então, vimos todo mundo, desde Leif Garrett até Justin Bieber, inspirar berros similares; tudo começou em Londres cinquenta anos atrás.

Naturalmente, você pode achar o show completo no YouTube [ou pelo menos o áudio], e é como uma transmissão estranha, de outro planeta. Há o barulho constante de adolescentes gritando por tudo, e então o que parece homens da caverna batendo em pedras aos ouvidos de um ouvinte moderno. Há uma força bruta de experiência adquirida à duras penas em seus licks e riffs, forjados tocando sets de várias horas nas casas de Hamburgo, Alemanha.

Os Beatles não eram inovadores em 1963, apesar de serem logo depois. Eles estavam usando os mesmos alicerces que geraram Chuck Berry, Bill Haley e Elvis Presley. Era o blues, o soul, o gospel e uma pitada de pompa pop para tempero extra. Ainda assim, quando os Beatles misturaram esses ingredientes, algo novo se criou, algo primitivo. É o som da música popular moderna sendo inseridos forçadamente para a existência.

Deixe um comentário